Foi realizada nesta quarta-feira, 28, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Pela primeira vez na história, o evento não foi realizado dentro de um estádio.
A cerimônia começou na Champs-Elysées, importante avenida parisiense, e terminou no Parque Urbano La Concorde, outro famoso ponto turístico local, depois de passar por diferentes pontos turísticos da capital francesa.
Ao todo, 184 delegações desfilaram na cerimônia. Pelo Brasil, Gabrielzinho (natação) e Beth Gomes (atletismo) foram os porta-bandeiras.
Tanto a paulista Beth como também o mineiro Gabriel conquistaram medalhas de ouro na edição de Tóquio 2020 do megaevento paradesportivo. Eles competem nas duas modalidades mais laureadas do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.
Brasil inicia Jogos Paralímpicos Paris 2024 em busca de campanha histórica
O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Para isto, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação brasileira da história da competição: o total de 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
E as possibilidades de cumprir uma campanha inesquecível na capital francesa serão inúmeras, pois o Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.