Diariamente, o Comitê Olímpico Internacional divulga dados sobre pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos infectadas pela Covid-19. Nas últimas 24h, o COI registrou mais 18 novos casos, sendo um caso de atleta participante da Olimpíada. Até aqui, 28 competidores já foram diagnosticados com o coronavírus e retirados do torneio em Tóquio.

+ Imbatíveis! Martine e Kahena levam o ouro nos Jogos de Tóquio e selam o bicampeonato olímpico na 49erFX

O número preocupa, mas não se compara ao que é visto em Tóquio fora dos Jogos Olímpicos. A capital japonesa vem batendo recorde de contaminações diariamente, e na última segunda-feira, o número foi de 2.195. No último sábado, a cidade teve 4.058. Nos Jogos Olímpicos, a estatística total é de 299 casos, sendo 179 de pessoas que residem no Japão.

+ É bronze! Alison dos Santos fica em terceiro lugar nos 400m com barreira nos Jogos Olímpicos

– Essa situação não é única no Japão. É claro que temos muita empatia, mas o que posso dizer é que há apenas uma leito de hospital neste momento ocupado por uma pessoa ligada aos Jogos. Não estamos utilizando recursos do governo, e oferecemos 200 médicos para atender a população também fora da Vila – disse Mark Adams, porta-voz do COI, em coletiva.

+ Isaquias Queiroz e Jacky Godmann ficam fora do pódio no C2 1000m da canoagem de velocidade

– A comunidade dos Jogos Olímpicos é uma das mais testadas do mundo inteiro e a população japonesa precisa compreender isso. A competição, no final, tem um efeito positivo, porque a população fica em casa para assistir as disputas. O que estamos tentando fazer é limitar ao máximo essa situação – emendou Adams.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias