MILÃO, 26 SET (ANSA) – Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, anunciaram nesta sexta-feira (26) os nomes dos primeiros portadores da tocha do megaevento esportivo, agendado para fevereiro.
A Fondazione Milano Cortina 2026 revelou que mais de 10 mil pessoas carregarão o símbolo máximo das Olimpíadas, porém, destacam-se as participações do cantor Achille Lauro, da ex-tenista Flavia Pennetta, do piloto de MotoGP Francesco Bagnaia e de Dario Pivirotto, de 89 anos, que já conduziu a chama olímpica nos Jogos de 1956 e 2006, ambos na Itália.
O revezamento está agendado para começar no país europeu em 6 de dezembro, em Roma, e atravessará todo o território italiano nos próximos dois meses. Em 6 de fevereiro de 2026, a tocha chegará no San Siro, em Milão, para a cerimônia de abertura do megaevento.
“Lauro, Pennetta e Bagnaia são três talentos extraordinários.
Eles representam o espírito contemporâneo e inovador dos próximos Jogos de Inverno, e três histórias com forte impacto social que incorporam os valores da Chama Olímpica, um símbolo de unidade e paz”, declararam os organizadores.
O revezamento, que vai durar 63 dias, envolverá 60 cidades e percorrerá 12 mil quilômetros, passando por 110 províncias italianas. A tocha vai ser acendida em Olímpia, na Grécia, em 26 de novembro e chegará na Itália em 4 de dezembro, em Roma, dois dias antes do início da viagem do artefato pelo Belpaese.
No próximo dia 26 de outubro, a Fondazione Milano Cortina 2026 revelará novos protagonistas que vão participar do revezamento da tocha. (ANSA).