Não havia nenhum registro de imagem do dia em que Pelé fez o maior número de gols em uma partida. Mas tão passado quanto a história está a afirmação. Isso porque foram encontrados registros fotográficos daquele Santos 11 x 0 Botafogo-SP, no ano de 1964, no qual o Rei marcou oito vezes.

A partida foi disputada no dia 21 de novembro, um sábado a tarde, com forte chuva e sob o olhar de 9.437 pessoas na Vila Belmiro. O confronto era válido pela 25ª rodada de um Campeonato Paulista que foi vencido pelo Alvinegro Praiano. Do outro lado, o Pantera era treinado por Oswaldo Brandão, que nos anos seguintes marcou história nos rivais Palmeiras, quando comandou a primeira Academia de Futebol do Alviverde, e Corinthians, pois era técnico do título estadual de 1977, que tirou o clube do Parque São Jorge de uma fila de 23 anos sem conquistas.

Mas, naquela ocasião quem deu bola foi o Santos. Com menos de 20 minutos de jogo o Atleta do Século já tinha balançado a rede três vezes, aos 3, 8 e 16 do primeiro tempo. Pepe, olímpico, marcou o quarto aos 19, e o Rei ainda marcou mais dois na etapa inicial, aos 38 e 40. O Peixe, portanto, foi ao vestiário com 6 a 0 no placar e queria mais. Pelé marcou três gols em três minutos, entre 25 e 29 do segundo tempo e Toninho Guerreiro no último lance da partida.

Vaquinha virtual

Por muitos anos a história dessa partida ficou apenas na imaginação e no dito popular, já o jogo foi transmitido apenas em rádio e não havia registros fotográficos do evento. Contudo, imagens captadas pelo fotógrafo Antonio Lucio (in memoriam) foram encontradas pelos seus familiares em um acervo pessoal.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Com isso, Silvia Herrera, filha de Antonio, promove uma campanha de financiamento coletivo via internet para levantar recursos para que o livro, que terá um trabalho de pesquisa e transcrição dos jornalistas Antero Greco e Roberto Salim, na contagem da história através de jogadores que atuaram naquela partida e de torcedores que estiveram in loco no estádio.

A modalidade da vaquinha será “Tudo ou Nada”, onde caso os recursos totais para a publicação não seja levantado o valor será devolvido aos doadores. No entanto, se a quantia total for atingida, 5% será revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos apoiadores.

Além disso, em doações acima de R$ 11 reais o responsável será recompensado. A campanha está aberta e durará até o dia 23 de agosto. Para doar, clique aqui.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias