‘Jogo ainda não terminou’, diz Salvini sobre eleições nos EUA

SÃO PAULO, 9 NOV (ANSA) – O ex-ministro do Interior da Itália e líder do partido Liga, de extrema-direita, Matteo Salvini, afirmou nesta segunda-feira (9) que irá esperar os “resultados oficiais” das eleições americanas para parabenizar o vencedor, porque “o jogo ainda não terminou”.   

“Eleições nos Estados Unidos, em democracia quem ganha tem sempre razão e mal posso esperar para dar os parabéns ao novo presidente, mas gostaria de fazer com base nos resultados oficiais, não nos divulgados pela TV e pelas agências de notícias”, escreveu o político, que declarou apoio explícito ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

Para Salvini, “o jogo ainda não terminou” e é preciso aguardar a apuração completa dos votos em todos os estados.   

“Uma vez que não Salvini, mas os americanos deram a Trump mais de 70 milhões de votos e que em alguns estados o jogo ainda não acabou, até que haja meia sombra de dúvida, é melhor esperar”, acrescentou.   

No último dia 5 de novembro, assim como o republicano, o italiano já havia denunciado supostas fraudes na contagem de votos nos EUA, mas sem apresentar quaisquer provas. Salvini ressaltou que Trump faz bem em “conferir voto por voto”.   

De acordo com as projeções americanas, Joe Biden foi eleito com pelo menos 290 delegados no colégio eleitoral. Trump, por sua vez, não reconheceu a vitória do democrata e, a partir de ações judiciais, tenta provar que houve fraude no processo eleitoral, sem apresentar provas.   

Hoje, inclusive, a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, também fez acusações contra o Partido Democrata durante coletiva de imprensa. “Essa eleição não terminou, está longe disso”, disse McEnany. “Acabamos de começar um processo que vai mostrar uma contagem precisa e honesta de votos”. (ANSA)