ROMA, 5 AGO (ANSA) – A Série A e a Associação Italiana de Jogadores de Futebol (AIC) assinaram nesta terça-feira (5) um acordo coletivo que prevê a redução de 25% dos salários de atletas de times rebaixados para a segunda divisão.
Antes disso, o corte nos vencimentos de jogadores em situações de descenso já era possível, mas era necessário defini-lo caso a caso, em negociações individuais entre diretoria e atleta.
Agora o pacto entre a Série A e a AIC fixa uma redução automática de 25% caso não haja um entendimento pré-determinado, mas a nova regra se aplicará somente para contratos assinados após 2 de setembro.
O texto também estabelece que a redução valerá para as temporadas seguintes ao rebaixamento, a não ser que o clube retorne à primeira divisão. Neste caso, o salário terá de ser restaurado.
“A renovação do acordo coletivo representa um passo de grande importância para nosso sistema futebolístico”, disse o presidente da Série A, Ezio Simonelli. “Nosso objetivo é contribuir para um sistema cada vez mais sólido, justo e sustentável, no qual as exigências de clubes e jogadores possam encontrar pontos em comum”, acrescentou. (ANSA).