Os jogadores do Estudiantes deram as costas ao elenco do Rosario Central antes do jogo entre os times neste domingo, válido pelas oitavas de final do torneio Clausura do Campeonato Argentino. O gesto do time de La Plata, que venceu a partida por 1 a 0 e se classificou para as quartas, foi um protesto ao controverso título argentino concedido pela Associação Argentina de Futebol (AFA) ao Central na última quinta-feira.
Na entrada em campo dos times para o duelo, os jogadores do Estudiantes ficaram de costas para Di Maria e os demais atletas do Rosario Central durante o tradicional corredor para parabenizar os campeões.
Após a reunião com o presidente do Rosario Central na última quinta, a AFA reconheceu o clube como campeão nacional pela liderança na tabela anual, que soma os pontos dos torneios Apertura e Clausura. No entanto, o novo título do futebol argentino gerou indignação dos demais clubes.
Com 66 pontos conquistados em 32 partidas, o time de Di María encerrou no topo da classificação geral, superando o Boca Juniors por quatro pontos. A princípio, essa campanha garantia somente vaga na Libertadores, porém não valia uma taça específica.
Apesar do título surpresa, o formato do Campeonato Argentino não sofreu alterações. Dessa forma, o Platense continua sendo campeão do torneio Apertura, enquanto o Clausura está nas oitavas de final. Os vencedores dessas competições continuam classificados para o Troféu dos Campeões, que posteriormente definirá o adversário do Central na Supercopa Internacional.
Após o anúncio do novo título no futebol argentino, a AFA divulgou o calendário de competições nacionais para 2026. A entidade manteve os formatos do Campeonato Argentino – com o Apertura e Clausura -, Copa Argentina e oficializou o título de Campeão da Liga para o detentor do maior número de pontos na tabela geral. Além disso, a entidade mudou formatos e criou novos confrontos valendo taça.
A novidade no futebol argentino, no entanto, gerou uma série de críticas e posicionamentos contrários de alguns times, como o próprio Estudiantes, que citou a ausência de votação para a inclusão de um novo título na Argentina. Já o Banfield veio a público dizer que não houve oposição na reunião que comunicou os clubes sobre a implementação da nova honraria.
Com isso, o futebol argentino terá oito troféus em disputa a partir de 2026:
Apertura: primeiro turno do Campeonato Argentino
Clausura: segundo turno do Campeonato Argentino
Copa Argentina: equivalente à Copa do Brasil
Campeão da Liga: título para o time com mais pontos na tabela geral anual
Troféu dos Campeões: vencedor do Apertura vs. vencedor do Clausura
Supercopa Internacional: Campeão da liga vs. ganhador do Troféu dos Campeões
Supercopa Argentina: campeão da Copa Argentina vs. ganhador do Troféu dos Campeões
Recopa de Campeões: triangular entre os campeões da Copa Argentina, Supercopa Argentina e Supercopa Internacional.