Jogadora italiana de vôlei denuncia racismo de torcedores do próprio time

ROMA, 21 DEZ (ANSA) – A jogadora de vôlei Adhu Malual, do Monviso Volley e da seleção italiana, denunciou em suas redes sociais ter sido alvo de insultos racistas por parte de alguns torcedores do próprio time durante a partida contra o Macerata.   

“Ontem à noite joguei em casa, mas não me senti em casa. Em meus 12 anos de carreira, nunca presenciei um comportamento assim da torcida, que deveria estar apoiando sua equipe. Foram insultos, vaias constantes, ofensas pessoais e, sim, comentários racistas, direcionados não só a mim, mas também aos meus familiares nas arquibancadas, do primeiro ao último ponto”, escreveu a atleta de 25 anos, filha de pais sudaneses.   

Apesar dos ataques sofridos durante o confronto válido pelo Campeonato Italiano feminino de vôlei, Malual destacou que tem orgulho de ter nascido na Itália e de defender a Azzurra, afirmando que o amor que sente pelo Belpaese é “indescritível”.   

“Não deixarei ninguém questionar isso. Com dignidade, profissionalismo e respeito por este esporte, continuarei fazendo meu trabalho. No entanto, uma coisa precisa ficar clara: o silêncio diante de certos comportamentos não é mais uma opção”, acrescentou.   

O presidente da liga feminina de vôlei da Itália, Mauro Fabris, saiu em defesa da jogadora e afirmou que os responsáveis pelos insultos serão identificados e punidos.   

“O que aconteceu com Malual é totalmente inaceitável.   

Condenamos esse comportamento e expressamos nossa solidariedade à atleta e à sua família. Acreditamos que o Monviso Volley é capaz de identificar os responsáveis por esse episódio vergonhoso e impedi-los de frequentar a arena no futuro”, declarou. (ANSA).