WASHINGTON, 9 NOV (ANSA) – A jogadora norte-americana de basquete Brittney Griner, que está detida na Rússia desde fevereiro, foi transferida para uma colônia penal, anunciaram seus advogados nesta quarta-feira (9).
Condenada a nove anos de prisão por possuir uma pequena quantidade de óleo de cannabis, Griner havia sido transferida para um centro de detenção na última sexta (4).
“Nós nos opomos fortemente à mudança de Brittney Griner para uma colônia penal remota e ao uso de detenção ilícita pelo governo russo. Estou comprometido em trazê-la para casa o mais rápido possível”, declarou o secretário de Estado dos EUA.
Blinken acrescentou que o governo segue trabalhando firmemente para conseguir a libertação dos cidadãos americanos detidos na Rússia, como é o caso da jogadora de basquete.
“Garantir a saúde dos americanos detidos na Rússia é uma prioridade e continuaremos a pressionar por um tratamento justo e transparente para eles”, comentou o secretário.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, deu uma declaração semelhante ao garantir que o governo de Joe Biden segue trabalhando incansavelmente para libertar Griner. Ela mencionou uma “oferta significativa” feita aos russos para tentar resolver o caso.
Aos 32 anos de idade, Griner se declarou culpada das acusações, mas garantiu que não tinha intenção de violar as leis russas. A americana é considerada uma das melhores jogadoras do mundo na modalidade. (ANSA).