ROMA, 17 MAI (ANSA) – O jovem atacante Jake Daniels, do Blackpool, revelou sua homossexualidade na última segunda-feira (16). O atleta se tornou o primeiro jogador profissional no Reino Unido a fazer isso desde Justin Fashanu, em 1990.   

A equipe do Blackpool, que joga a segunda divisão do Campeonato Inglês, publicou em suas redes sociais uma mensagem do jogador de 17 anos de idade.   

“Essa temporada foi fantástica para mim dentro dos gramados, mas fora deles escondi o verdadeiro eu e quem realmente sou. Eu sempre soube que sou gay, e agora sinto que estou pronto para me assumir. Tive apoio da minha família, do meu clube e do meu agente, meus companheiros de equipe também compartilharam minha decisão de me abrir para o mundo. Eu odiei mentir e me esconder por toda a minha vida e quero ser um modelo a seguir dando este passo”, escreveu o atleta.   

Apesar de defender a equipe de base do Blackpool, o promissor jogador atuou pelo time principal em uma partida da Championship. Daniels, que assinou recentemente seu primeiro contrato profissional, anotou 30 gols pela equipe juvenil.   

Fashanu, que foi o último jogador britânico a ter revelado publicamente que era gay, defendeu a seleção sub-21 da Inglaterra e o Norwich City. Ele falou sobre sua homossexualidade no fim da carreira, mas se suicidou em 1998, aos 37 anos de idade.   

Daniels seguiu os mesmos passos do meio-campista Joshua Cavallo, que defende o Adelaide United, da primeira divisão do futebol da Austrália. (ANSA).