Cristian Dal Belo, jogador de futebol de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que mora na Ucrânia, deve fazer sua segunda tentativa para deixar o país europeu. A previsão é de que o brasileiro consiga embarcar em um trem para a Polônia na tarde desta segunda-feira (28), conforme apuração do G1.

“Hoje [segunda] às 13h30 da tarde eles vão tentar pegar um trem pra atravessar pra Polônia. A gente só está nas orações aqui”, diz a irmã do jogador que tem notícias do familiar apenas por mensagem.

Na primeira tentativa feita pelo atleta, no último sábado (26), Cristian e outros jogadores andaram por cerca de seis horas até chegar na fronteira. No entanto, autoridades barraram a passagem dele e dos companheiros.

“Foram tratados como lixo. Os militares ameaçaram de bater neles, porque eles queriam atravessar e não conseguiram”, conta a irmã.

O jogador chegou a usar as redes sociais e pedir um posicionamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“Estamos aqui cinco brasileiros, com criança pequena, tentamos de todas as formas e ninguém nos ajuda a sair, o que você vai fazer conosco?”, postou ele.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

No domingo (27), o Itamaraty informou que 80 brasileiros haviam deixaram a Ucrânia. O jogador disse que não recebeu respaldo nenhum até o momento.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias