O empresário brasileiro Joesley Batista, da J&F, teve um encontro reservado com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas, no dia 9 de janeiro, para tratar de interesses comerciais da empresa com o país, sobretudo nos setores alimentícios e de energia.
A Fluxus, empresa de petróleo e gás de propriedade da família Batista que tem consolidado ativos na América do Sul desde que foi adquirida em 2023, tem avaliado oportunidades de negócios na Venezuela.
Segundo a CNN, os dois conversaram sobre a estabilidade do governo provisório após a captura de Nicolás Maduro durante operação militar dos Estados Unidos na Venezuela em 3 de janeiro. Outro ponto abordado foi o nível de apoio dado a Delcy pelo regime chavista, e a perspectiva de investimentos no país.
Embora não seja um representante diplomático, o empresário brasileiro mantém o governo federal informado sobre as movimentações em Caracas. Além disso, Joesley tem repassado percepções positivas da conversa com a presidente interina da Venezuela para o governo dos Estados Unidos, a empresários norte-americanos e a políticos e investidores brasileiros.
Ainda de acordo com a CNN, para o “bate-volta” feito a Caracas, Joesley decolou de Washington, nos EUA, a bordo do Bombardier Global 6000, matrícula PS-BJB, aeronave registrada em nome de seu irmão José Batista Júnior.
O voo partiu no dia 8 de janeiro às 21h58, em horário local, e pousou na capital venezuelana às 2h52 de 9 de janeiro, já no fuso horário da região.
Após o encontro com Delcy, o empresário brasileiro embarcou de volta a Washington, onde tocou o solo estadunidense por vota das 1h15 do dia 10 de janeiro, em horário local.
Questionada, a assessoria de comunicação da J&F apenas disse que não vai comentar o caso. O governo brasileiro também não respondeu.