WASHINGTON, 20 JAN (ANSA) – O democrata Joe Biden, 78 anos, tomou posse nesta quarta-feira (20) como 46º presidente dos Estados Unidos da América.

Eleito com uma votação recorde em novembro passado – 81,268 milhões de americanos escolheram seu nome nas urnas -, Biden é o mais velho chefe de Estado na história do país e chega à Casa Branca com a promessa de romper com as políticas de Donald Trump.

“Eu juro solenemente que vou executar fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e farei meu melhor para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos. Que Deus me ajude”, disse o novo presidente.

A cerimônia contou com as presenças de três ex-mandatários e suas esposas (Bill e Hillary Clinton, George e Laura Bush e Barack e Michelle Obama), apresentações de Lady Gaga e Jennifer Lopez e uma ausência marcante: Donald Trump.

Ainda sem aceitar o resultado das urnas, o republicano deixou a Casa Branca pela manhã e chegou em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, enquanto começava a cerimônia de posse. O governo Trump foi representado pelo vice Mike Pence, que deu lugar a Kamala Harris, primeira mulher a exercer o cargo.