WASHINGTON, 22 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou Jerome Powell como presidente do Federal Reserve para um segundo mandato e nomeou Lael Brainard, atual governador do Banco Central, como vice-presidente.   

Durante evento na Casa Branca, Biden citou a liderança firme e decisiva de Powell como importante para justificar sua decisão. “Estou confiante de que o foco de Jerome Powell e Lael Brainard em manter a inflação baixa e os preços estáveis, bem como seu compromisso com o pleno emprego, tornarão nossa economia mais forte do que nunca”, disse o democrata.   

Além disso, o presidente americano explicou que, embora o país ainda enfrente dificuldades para sair da pandemia, seu governo fez enormes progressos para reavivar a economia e fazer com que os americanos voltassem ao trabalho.   

“Desde que o presidente [do Fed] assumiu mais de 5,6 milhões de empregos foram criados, a taxa de desemprego caiu para 4,6% e a velocidade de nossa recuperação superou a dos demais países desenvolvidos”, afirmou a Casa Branca.   

Segundo o comunicado, “Powell ofereceu liderança consistente durante um período de dificuldades sem precedentes, incluindo a pior desaceleração econômica em nossa história moderna e os ataques à independência do Fed”.   

Por fim, o governo democrata ressalta que, durante este período, Brainard desempenhou também um papel fundamental para o Fed, trabalhando com Powell, e especificou que ainda há três nomeações no conselho, que serão feitas no início de dezembro.   

Após o anúncio, a reação de Wall Street foi imediatamente positiva. (ANSA)