Joe Biden agradece ‘amor e apoio’ após diagnóstico de câncer

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, expressou sua gratidão nesta segunda-feira (19) pelas demonstrações de “amor e apoio” que recebeu após anunciar que tem uma forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para seus ossos.

A revelação do diagnóstico no domingo gerou uma onda de mensagens desejando-lhe boa recuperação, incluindo uma do presidente republicano, Donald Trump, seu adversário político.

De acordo com um comunicado, em uma escala de 1 a 10, a pontuação de Gleason, que avalia a agressividade de tipos de câncer de próstata, o de Biden é de 9.

“O câncer afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes em tempos difíceis”, escreveu o ex-mandatário nas redes sociais, em uma selfie sorridente com a esposa e sua gata.

“Obrigado por nos encorajar com amor e apoio”, acrescentou.

Trump, que há muito tempo critica Biden por suas habilidades cognitivas e idade, apesar de ser apenas quatro anos mais novo, disse no domingo que ficou “triste” com a notícia.

“Enviamos nossos melhores e mais calorosos votos a Jill e à família, e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida”, disse o magnata em sua rede Truth Social.

Segundo o gabinete de Biden, ele foi diagnosticado com câncer após apresentar sintomas urinários cada vez mais graves e um novo nódulo foi detectado em sua próstata.

“Embora esta seja uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. O presidente e sua família estão discutindo opções de tratamento com seus médicos”, acrescentou.

A terapia hormonal é um tratamento comum que pode reduzir o tamanho dos tumores e desacelerar seu crescimento, apesar de não curar.

O câncer de próstata (uma glândula que produz parte do fluido que transporta o espermatozoide) é o mais comum entre os homens.

Segundo a Sociedade Americana contra o Câncer, um em cada oito homens nos EUA recebe um diagnóstico ao longo da vida.

Se for detectado a tempo, pode ser tratado, mas atualmente é a segunda principal causa de morte por câncer em homens.

– “Um lutador” –

A saúde de Biden foi um dos principais temas da corrida presidencial de 2024.

Tump e seus apoiadores conservadores atacaram repetidamente o democrata por suas capacidades cognitivas e, após um desastroso debate contra o republicano, Biden encerrou sua campanha para um segundo mandato.

A vida do ex-mandatário foi marcada por tragédias pessoais. Ele perdeu sua primeira esposa e filha em um acidente de carro e mais tarde se casou novamente com Jill Biden, mãe de sua filha Ashley.

Seu filho primogênito, Beau, em quem ele via um possível futuro presidente, morreu de câncer.

Após o falecimento, o então presidente Barack Obama lançou uma iniciativa estratégica para controlar o câncer nos Estados Unidos, encarregando Biden, seu então vice-presidente, de liderar o esforço.

“É uma questão pessoal para mim”, disse Biden na época.

Seu segundo filho, Hunter, tem problemas de dependência química.

“Joe é um lutador”, disse sua ex-vice-presidente Kamala Harris, que concorreu como candidata democrata na batalha contra Trump após a desistência de Biden no ano passado.

“Sei que ele enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e liderança”, acrescentou.

mlm/js/erl/mel/yr/jc