João Silva troca os sábados da Band pelo domingo a partir deste fim de semana. O “Programa do João” também vai sofrer alteração de horário: antes exibido às 20h30, agora vai ao ar a partir das 22h. A mudança na grade da emissora é estratégica, devendo abarcar um público mais diverso, além de assumir um dia e horário já clássico para os programas de auditório.

“É um horário muito bom, mais diverso em relação à faixa etária, na noite do sábado é um público mais velho”, avalia o filho de Fausto Silva.

Um dos pontos de destaque na mudança é, justamente, conseguir conectar o maior número de pessoas de diferentes idades.

+A fila andou! Filho de Faustão, João Silva é flagrado beijando ex-nora de Preta Gil
+João Silva compartilha cliques antigos e inéditos ao lado do pai, Faustão: ‘Retratos de família’

“É um privilégio estar no domingo às 22h, e eu estou cada vez mais dedicado para essa conexão de gerações”, empolga-se o comunicador.

Assumindo um programa em um horário tão importante aos 20 anos, ele admite que teve o caminho facilitado por ser filho de Faustão, o que faz com que muitas pessoas o chamem de nepo baby. Apesar do sofrimento, João destaca que se esforça muito para que seu trabalho tenha sua cara.

“As pessoas acabam estando certas, porque de fato, foi mais fácil para mim. Quem me deu oportunidade foi meu pai. Então eu não me incomodo. Mas tudo é questão de trabalho, sobrevivo da minha profissão, vou continuar trabalhando e lutando para ficar aqui e a pessoa tem todo o direito de não gostar e criticar. Já tem um público que gosta, então não ligo se as pessoas criticam [sobre ser filho de um apresentador]”, complementa.

Desde que começou a fazer seu próprio programa, Silva aposta na conexão entre a agilidade das redes e a técnica da televisão.

“Eu penso assim: o que dá para juntar da internet e da televisão? Acho que a genialidade, rapidez e agilidade da internet com a qualidade e refinamento da televisão”, pondera o apresentador, acrescentando que o youtuber Mr. Beast, o maior do mundo – com mais de 315 milhões de inscritos – é uma inspiração.

“Ele conseguiu levar a qualidade da televisão para o YouTube”, diz Silva, que sabe o valor que a linguagem da internet tem em conversar com os nativos digitais. Por isso, segue a crença de que é necessário “trazer cada vez mais as cabeças pensantes do digital para a televisão”.

Um novo programa de auditório

Da mesma forma que João Silva é um representante da nova geração de apresentadores, assim como Virgínia, sua presença na internet e o que apreende com as redes sociais transforma os programas de auditório. Herdeiro de Faustão, ele mostra que aceita o desafio de renovar o formato, mas não assume isso como uma tarefa pessoal. Aparentemente, faz de maneira orgânica, porque é a forma que ele entende como deve ser.

“Acredito que minhas grandes matérias têm que ser fora do estúdio”, diz. Segundo ele, quando o apresentador recebe todos os convidados no palco, o cenário, a luz, o clima é o mesmo sempre. O que mudaria é o convidado da vez e o conteúdo deles. “Mas quando eu estou na sua casa, mostrando como é sua vida no íntimo [é diferente]”, afirma.

Por isso, um dos pontos altos de seu programa são as externas. Já no primeiro programa, ele apresenta uma matéria no bairro de Boa Vista do Lobato, em Salvador, onde o cantor Léo Santana cresceu. “Fui lá conversar com as pessoas, com a prima dele, com a diretora do colégio onde ele estudou, rodei mesmo”, se diverte.

O “Programa do João” também vai reler quadros famosos como o Consultório Amoroso, uma homenagem ao pai Faustão, com conselhos amorosos; o Desencalhando, para quem está em busca de um amor; Desafio do João, com participação de Jon Vlogs, entre outros.