João Gomes interrompe show e homenageia pesquisadora do tratamento para tetraplegia

A professora Tatiana Sampaio é a mente por trás da descoberta da polilaminina, molécula que estimula a regeneração de células nervosas.

O cantor João Gomes abraça a pesquisadora Tatiana Sampaio
O cantor João Gomes abraça a pesquisadora Tatiana Sampaio Foto: Reprodução

O cantor João Gomes parou um show na madrugada deste domingo, 22, para pedir aplausos para a cientista Tatiana Sampaio, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisadora responsável por desenvolver um tratamento eficaz contra a tetraplegia e a paraplegia.

+João Gomes comenta uso de medicamentos e acompanhamento terapêutico

“Você é a maior celebridade que nós temos aqui hoje!”, disse Gomes. A professora agradeceu tímida e, apontando para o cantor, disse: “Não, não, é ele!”. O público então puxou palmas e, em coro, repetiu o nome da professora.

Veja no vídeo divulgado pelo camarote Folia Tropical, da Marquês de Sapucaí, onde acontecia o show:

Quem é Tatiana Sampaio, a homenageada por João Gomes

Liderando o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular na UFRJ, a pesquisadora Tatiana Sampaio ganhou notoriedade acadêmica ao identificar a polilaminina. Trata-se de uma molécula proteica capaz de estimular a regeneração de células nervosas.

O estudo, que teve origem em 1998, foca na criação de uma terapia medicamentosa voltada para a reparação de danos na medula espinhal, visando devolver a mobilidade a pacientes que sofreram traumas graves.