O Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada do tênis, confirmou nesta quarta-feira, 15, que João Fonseca será cabeça de chave no torneio, marcado para começar em 18 de janeiro.
Essa é a primeira vez que o brasileiro de 19 anos entra em um major como cabeça-de-chave, embora restem incertezas sobre sua participação na competição devido a uma lesão na lombar que já o tirou dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide.
João será o cabeça de chave número 28 no Australian Open (de um total de 32), o que garante a ele evitar outro cabeça ao menos até a terceira rodada do torneio.
Em 2025, o brasileiro impressionou o mundo ao derrotar do então top 10 Andrey Rublev por 3 sets a 0 na primeira rodada do Grand Slam de Melbourne, o cartão de visitas para uma temporada que terminaria com dois títulos e ascensão até os 30 melhores tenistas do mundo.
O cabeça-de-chave número 1 do Aberto da Austrália será Carlos Alcaraz, seguido por Jannik Sinner, Alexander Zverev, Novak Djokovic, Lorenzo Musetti, Alex de Minaur, Félix Auger-Aliassime e Ben Shelton.