João Fonseca conquistou neste domingo, 16, seu primeiro título no circuito profissional ATP. O brasileiro de 18 anos derrotou em Buenos Aires o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (7/1), em uma hora e 45 minutos.
Em uma tarde de calor intenso na capital argentina, e diante de 5.500 espectadores, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um troféu ATP. Ele também entrou no Top 10 dos mais jovens a decidir um título desde 2000. Ao chegar na final, com 18 anos, 5 meses e 26 dias, ele tirou da lista o suíço Roger Federer, vice-campeão em Marselha, em 2000, com 18 anos e 6 meses.
+ Conheça a história da nova estrela do tênis brasileiro
O brasileiro, número 99 do ranking e que disputava sua primeira final no circuito, viveu uma semana inesquecível no saibro de Buenos Aires, vencendo com autoridade na decisão o número 28 do mundo e melhor tenista da Argentina.
Na divulgação do próximo ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), na segunda-feira, 17, Fonseca assumirá a posição de principal tenista do país, atualmente ocupada por Wild, na 77ª posição.
Showstopper. Superstar. Just Fonseca 🤩🇧🇷🏆
The teenage sensation soars to victory 6-4 7-6(1) as the first man born in 2006 or later to win an ATP trophy@ArgentinaOpen | #ArgOpen2025 pic.twitter.com/5XBhqm2G0j
— ATP Tour (@atptour) February 16, 2025
![João Fonseca conquista seu 1º título de ATP: 'Meu sonho é só jogar tênis' 1 João Fonseca conquista seu 1º título de ATP: 'Meu sonho é só jogar tênis'](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/000_36XY9AM.jpg?x18421)
João Fonseca é campeão em Buenos Aires e conquista seu 1º título de ATP (Photo by Luis ROBAYO / AFP)
‘Meu sonho é só jogar tênis’
Ao bater o número 28 do mundo, Fonseca agradeceu ao apoio “incrível” da torcida brasileira e ressaltou que sua maior ambição é de continuar a praticar o esporte que ama em alto nível.
Ao ser entrevistado na quadra logo após a confirmação do título, Fonseca disse que vive um sentimento inexplicável ao ter “toda a torcida do seu próprio País” com ele. “É incrível. (Ter) todo brasileiro torcendo”, comentou o tenista de 18 anos, que continuou: “Quero agradecer aos meus amigos e patrocinadores por ajudar a realizar meu sonho”.
Esse sonho, no entanto, não é focado somente em ganhar títulos e premiações milionárias. Segundo o jovem brasileiro, sua grande meta é, simplesmente, seguir em alta no esporte.
“Meu sonho é só jogar tênis. Claro, quero ser o número 1, ganhar Grand Slams, mas meu sonho é só jogar tênis”, ressaltou, sendo ovacionado pela torcida do Brasil presente na chamada Catedral do tênis argentino.
*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo