João Fonseca bate canadense e vai à semi de ATP 500 pela 1ª vez

SÃO PAULO, 24 OUT (ANSA) – O tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos, se classificou pela primeira vez para as semifinais de um torneio da série ATP 500.   

A principal revelação do tênis mundial em 2025 ganhava o terceiro set por 4 a 1 nas quartas de final na Basileia, na Suíça, quando seu adversário, o canadense Denis Shapovalov, atual 26º colocado no ranking e conhecido pelo temperamento instável, abandonou a partida repentinamente.   

O 46º do mundo começou a partida agressivamente e quebrou o saque do canhoto Shapovalov logo de cara, porém levou o troco na sequência e acabou perdendo o primeiro set por 3/6, após sofrer com a variação de jogo imposta pelo canadense.   

Já o segundo set foi parelho e teve três quebras de saque ? duas para João e uma para Shapovalov ?, porém o brasileiro prevaleceu com placar de 6/3. No terceiro, João foi implacável e, aproveitando erros em sequência do canadense, conseguiu duas quebras e abriu 4 a 1.   

Foi neste momento que, aparentemente sem apresentar nenhuma lesão, Shapovalov desistiu da partida, cumprimentou o brasileiro e o árbitro e saiu de quadra, sob vaias de parte da torcida suíça.   

Com a vitória, João enfrentará o espanhol Jaume Munar, atual 42º do mundo, nas semifinais do ATP 500 da Basileia. Os dois nunca se enfrentaram antes e, mesmo sendo nove anos mais jovem, o brasileiro já tem um título na carreira, o ATP 250 de Buenos Aires, enquanto o espanhol nunca foi campeão no circuito profissional.   

Além disso, João deve subir para pelo menos a 39ª colocação no ranking mundial, sua melhor posição na carreira e que o deixa perto de ser cabeça de chave no Aberto da Austrália, em janeiro de 2026. (ANSA).