João Fonseca atropela nº 9 do mundo, faz história e avança no Aberto da Austrália

Tenista brasileiro encarou o russo Andrey Rublev e venceu por 3 sets a 0

Tenista brasileiro João Fonseca
Tenista brasileiro João Fonseca Foto: WILLIAM WEST / AFP

Com uma atuação arrasadora, João Fonseca derrubou o número nove do mundo, o russo Andrey Rublev, nesta terça-feira, 14, em sua estreia numa chave principal de Grand Slam. A jovem promessa do Brasil avançou à segunda rodada do Aberto da Austrália com uma vitória contundente pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1), 6/3 e 7/6 (7/5), fazendo história no torneio.

O jogo durou 2h23min e era um dos mais aguardados pela imprensa mundial nesta rodada de abertura em Melbourne.

Na próxima rodada, João terá pela frente o italiano Lorenzo Sonego, atual 55º do mundo, mas que já foi o 21º, em 2021. Os dois tenistas já se enfrentaram no circuito, e o brasileiro levou a melhor, no ano passado, no saibro do Torneio de Bucareste, na Romênia.

O triunfo do brasileiro sobre o rival de peso, que já foi nº 5 do mundo, no ano passado, confirma o novo status do brasileiro, considerado como promessa em nível mundial por diversos especialistas.

Com a conquista de João, o atleta soma agora 14 vitórias consecutivas. Ele não perde desde a surpreendente conquista do Torneio Next Gen, antes do Natal. Depois, embalou com o troféu do Challenger de Camberra, já na Austrália. E manteve as exibições de alto nível nas três partidas do qualifying, a fase preliminar que disputou para poder entrar na chave principal do Aberto da Austrália.

O triunfo desta terça foi o maior vitória de um tenista brasileiro num Grand Slam desde que Thiago Wild derrubou outro russo, Daniil Medvedev, então número dois do mundo, na primeira rodada de Roland Garros de 2023.