João Campos: Tebet é ‘grande quadro’, mas candidatura em SP depende de Lula

Prefeito de Recife também defendeu a posição do PSB de manter Alckmin como vice de Lula

IstoÉ
João Campos Foto: IstoÉ

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), reforçou nesta quarta-feira, 11, o alinhamento estratégico entre seu partido e o governo federal após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na terça-feira, 10. Questionado pela IstoÉ sobre a possível filiação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), ao PSB, o prefeito afirmou que Tebet é um “grande quadro”, mas que as movimentações em São Paulo depende do projeto nacional liderado por Lula.

“Ela é um grande quadro da política brasileira e principalmente dentro de um projeto político liderado pelo presidente Lula”, afirmou. Campos ressaltou que qualquer decisão neste sentido será fruto de uma construção coletiva que envolva diretamente a ministra e o chefe do Executivo.

+ ‘Coloquei meu destino político na mão do presidente’, diz Simone Tebet

Ainda durante o encontro com o petista, João Campos disse ter reiterado o apoio à permanência de Geraldo Alckmin na vice-presidência e discutido a montagem de palanques em diversos estados, incluindo Pernambuco. Segundo o prefeito, a relação entre as siglas vive um momento de “sintonia plena”.

Confira a entrevista:

João Campos evitou apontar um favorito para a disputa ao governo paulista, mencionando a importância de figuras já estabelecidas, como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França.

A estratégia da legenda, de acordo com o prefeito recifense, é utilizar os próximos 30 a 40 dias para amadurecer as conversas sobre novas filiações e o lançamento oficial de candidaturas. O objetivo central é garantir que os arranjos regionais fortaleçam a base de sustentação do governo federal para os desafios eleitorais que se aproximam. Ele reafirmou que o PSB e o PT estarão juntos nas eleições 2026 em diversos palanques pelo País

Pouco antes da tradicional Subida do Galo da Madrugada, que acontece nesta quarta, marcando a abertura oficial do Carnaval na cidade, o prefeito disse que Lula deve participar dos festejos em Recife neste sábado. Segundo ele, a última vez que o presidente esteve no carnaval do Recife foi em 2002.

* Repórter da IstoÉ foi ao Recife a convite de O Boticário