João bate ex-top 3 do mundo e garante vitória do Brasil na Davis

SÃO PAULO, 14 SET (ANSA) – O jovem João Fonseca derrotou o ex-número 3 do mundo Stefanos Tsitsipas por 2 sets a 1, em Atenas, e garantiu a vitória do Brasil sobre a Grécia na Copa Davis, o torneio anual de seleções do tênis mundial.   

Após ter batido Stefanos Sakellaridis por 2 a 0 (7/5 e 6/3) no sábado (13), o brasileiro de 19 anos, atual 42º no ranking mundial, encarou neste domingo (14) um dos principais tenistas do circuito nas últimas temporadas e mostrou personalidade diante da torcida adversária e da catimba do rival.   

Com uma atuação segura e seu já conhecido forehand poderoso, João fechou o primeiro set por 6/4, mas Tsitsipas, atual número 27 do mundo, reagiu na segunda parcial e conseguiu empatar o duelo com placar de 6/3.   

O grego seguiu melhor no terceiro set e chegou a quebrar o serviço do brasileiro, que deu o troco quando a parcial estava em 5 a 4 para o dono da casa, virou o placar e encerrou com 7/5.   

Como Marcelo Melo e Rafael Matos já haviam vencido Aristotelis Thanos e Petros Tsitsipas por 2 a 0 (6/2 e 6/2) nas duplas, o Brasil encerrou o duelo contra a Grécia com 3 vitórias a 1. Com isso, João Fonseca e companhia poderão disputar o título da Copa Davis em 2026, a partir da primeira fase qualificatória.   

“Nós dizemos que somos brasileiros e não desistimos nunca.   

Você nunca pode deixar de acreditar, e quero agradecer à minha equipe por acreditar em mim até o fim”, disse o tenista de 19 anos após o triunfo. (ANSA).