A indústria de joias passa por uma transformação significativa no mundo. O mercado agora busca por peças com menor impacto ambiental e social que impulsionam um novo momento da indústria: a era das joias sustentáveis. Um exemplo desse movimento é a crescente utilização de ouro e prata reciclados e certificados na fabricação de novas joias. “O luxo autêntico vai além do aspecto estético e do valor monetário, ele deve estar intrinsecamente ligado à sustentabilidade”, afirma a estilista Mayara Rovery.

A reciclagem de metais preciosos não é apenas uma prática ambientalmente responsável, mas também contribui para a transparência e a garantia de que os materiais foram obtidos de maneira ética e legal.

Empresas comprometidas com a sustentabilidade estão buscando cada vez mais fornecedores que ofereçam certificados de origem para os metais que utilizam em suas criações. “Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais e sociais, é fundamental que as marcas de luxo assumam a liderança na promoção dessas práticas”, diz Mayara.

Joalheria: a era da reciclagem
A reciclagem de materiais da oportunidade aos designers de trabalhar com exclusividade as novas peças (Crédito:Divulgação )
Joalheria: a era da reciclagem
(Divulgação)

A Pandora, maior joalheria do mundo em número de produtos vendidos, anunciou que utilizará apenas ouro e prata reciclados e certificados em suas novas criações. “Os metais preciosos podem ser reciclados indefinidamente sem perda de qualidade”, diz Alexander Lacik, diretor da Pandora. A empresa dinamarquesacompra cerca de 340 toneladas de prata e uma tonelada de ouro por ano.

Atenta a esse mercado inovador, Mayara fundou o YbY Bank, primeiro banco de reuso de metais do país. No ano passado, o YbY Bank captou um total de 6.079 gramas de metal, incluindo 1.412 gramas de ouro e 5.462 gramas de prata, que foram vendidos e devolvidos ao mercado.

Ao utilizar metais de reuso, as joalherias estão ajudando a diminuir a demanda por nova matéria-prima, o que, por sua vez, reduz a necessidade de mineração. A joalheria sustentável é mais do que tendência, é movimento que veio para ficar. Além de um convite para celebrar a beleza e o luxo com propósito.