Brasil

JN compara Bolsonaro a Lula e dá lição sobre reflorestamento

Crédito: Reprodução/TV Globo

O “Jornal Nacional” desta segunda-feira (19) questionou a visão do presidente Jair Bolsonaro sobre política ambiental e mostrou que ele está errado quando se refere ao desmatamento na Alemanha. As informações são do Blog do Mauricio Stycer.

Após apresentar uma reportagem que exibiu o efeito de queimadas no Mato Grosso e a falta de recursos para combater os incêndios, o apresentador William Bonner leu um texto didático sobre o assunto. A principal referência foi a uma fala de Bolsonaro, em resposta à decisão do governo alemão de suspender o envio de recursos para proteção ambiental no Brasil.

Bonner primeiro comparou a postura de Bolsonaro à do ex-presidente Lula: “Quando a Alemanha e a Noruega anunciaram a suspensão do envio de recursos para a proteção da floresta amazônica, o presidente Jair Bolsonaro repetiu uma postura que o então presidente Lula adotava quando estrangeiros criticavam a política ambiental do Brasil. Os dois presidentes afirmaram que a Europa destruiu todas as suas florestas e que, por isso, não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia.”

Bonner acrescentou: “Mas nos últimos cem anos a Europa enfrentou duas guerras mundiais, o fim do comunismo e viu o surgimento da União Europeia. E apesar de todas essas transformações políticas e econômicas, cientistas afirmam que o continente se tornou mais verde. Hoje, depois de uma política de intenso reflorestamento, quase metade do território europeu é coberto por florestas.