O jogo entre Flamengo e Santos decidirá o primeiro colocado da turno inicial do Campeonato Brasileiro. É uma conquista simbólica, mas que tem seu peso na tradição do futebol. Na maioria das vezes, quem vira na frente, segue na frente e fica com a taça. A equipe carioca lidera a competição com 39 pontos, dois a mais do que o time alvinegro. O duelo será realizado neste sábado, às 17 horas, no estádio do Maracanã, no Rio de janeiro, pela 19.ª rodada. Mais de 60 mil ingressos já foram vendidos de forma antecipada.

O Estado apresenta as armas das equipes para esse confronto e destaca seus treinadores. De um lado, o técnico português Jorge Jesus conta com quase todos os titulares à disposição de um elenco de encher os olhos. Do outro, argentino Jorge Sampaoli aguarda a evolução dos seus machucados Victor Ferraz e Evandro para definir o esquema tático do time. Mas ele conta com a devoção de um grupo que entendeu a sua proposta ofensiva de jogar mesmo tendo um elenco bem mais modesto do que o rival do Rio de Janeiro.

Flamengo x Santos é o confronto esperado do primeiro turno. Jesus x Sampaoli é o duelo que todos querem ver nesse momento. São os dois treinadores mais reverenciados do Brasileirão de 2019. E ambos privilegiam o futebol ofensivo.

ATAQUE

Flamengo – O segredo do ataque rubro-negro, o melhor disparado do Brasileirão com 41 gols, está no entrosamento da dupla Gabriel e Bruno Henrique. O bom entendimento vem desde os tempos do Santos, onde eles se destacaram no ano passado. Um encontra o outro no campo sem precisar olhar. Eles também abrem espaço para os homens de meio chegarem na área. Bruno Henrique ganhou ainda mais confiança após ser convocado por Tite. Gabriel é o artilheiro da competição nacional com 15 gols; Bruno Henrique tem 8.

Santos – Após diversas mudanças, Sampaoli passou a apostar em Eduardo Sasha como centroavante, atuando mais fixo na área. A incógnita fica em relação aos jogadores que atuarão abertos pelos lados do campo. São três opções para duas vagas: Derlis González, Soteldo e Marinho. Independentemente da escolha, quem entrar terá como principal função forçar o jogo e evitar os avanços de Rafinha e Filipe Luis.

MEIO DE CAMPO

Flamengo – Talvez seja o setor de mais desequilíbrio no líder. A saída de Cuéllar forçou mudanças. Gerson tem sido o curinga de Jesus, atuando como segundo volante e sendo o responsável por iniciar os ataques. Outra arma é o talento do uruguaio Arrascaeta, que tem se movimentando bastante, armando boas jogadas e demonstrando excelente entendimento com Gabriel e Bruno Henrique.

Santos – Sem Diego Pituca, suspenso, Sampaoli terá de modificar o setor. Carlos Sánchez pode atuar mais recuado, o que pode tirar um pouco o poder de ataque da equipe. Alison é opção para reforçar a marcação. Tudo também dependerá do esquema tático que o treinador vai colocar em campo. A tendência é de que o argentino opte por escalar a equipe no 3-5-2 – assim, os laterais viram alas e ajudam a preencher espaços e na criação das jogadas.

DEFESA

Flamengo – A defesa se tornou um ponto forte. Antes criticado, o setor recebeu três reforços na janela da Copa América com experiência na Europa. Rafinha, Pablo Marí e Filipe Luís encaixaram perfeitamente com Rodrigo Caio. Diego Alves também cresceu bastante. A equipe não foi vazada nos últimos três jogos do Brasileirão.

Santos – A defesa tem sido um problema para o Santos pelas constantes mudanças no esquema tático. A formação com três zagueiros (Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Aguilar) não deixa o time seguro defensivamente e ainda atrapalha na saída de bola, que normalmente começa com um dos defensores. Se Victor Ferraz retornar de lesão pode ser um reforço importante para estabilizar o setor.

UM EMBALADO, OUTRO DESCONFIADO

Flamengo – Avançou à semifinal da Copa Libertadores e venceu os últimos cinco jogos do Brasileirão. Nesta sequência positiva, destaque para a goleada por 4 a 1 no clássico contra o Vasco e o triunfo por 3 a 0 sobre o Palmeiras. A última derrota da equipe no campeonato foi na 13.ª rodada, no dia 4 de agosto, por 3 a 0 para o Bahia.

Santos – Tropeçou nos últimos jogos e teve a liderança tomada pelo Flamengo. Em casa, empatou contra o Fortaleza após abrir 3 a 0 no placar e depois ficou no 1 a 1 contra os reservas do Athletico-PR. A equipe vive um momento de oscilação.

O MARACANÃ

Os ingressos para o jogo deste sábado estão esgotados desde a manhã de terça-feira. Foram vendidos no total 61.120 bilhetes entre público geral e parceiros comerciais. Empolgada com a boa fase da equipe, a torcida do Flamengo tem feito a diferença no estádio.