07/01/2020 - 10:47
Jesualdo Ferreira, novo técnico do Santos, desembarcou no Brasil para treinar a equipe alvinegra. Recepcionado por alguns torcedores e funcionários do clube, o treinador português respondeu a perguntas de jornalistas e comentou sobre a pressão de treinar um time no Brasil, falou sobre o jantar que teve com Jorge Jesus, técnico do Flamengo, antes de viajar, e evitou comentar sobre as especulações que ligam o atacante Ricardo Quaresma ao Santos.
“É difícil no Brasil. A densidade competitiva, a exigência em todos os clubes, toda a imprensa brasileira, os torcedores, tornam difícil, mas motivador o trabalho dos treinadores. Como fazer para em uma semana preparar um jogo? Voltei a essa situação e será uma aprendizagem”, previu Jesualdo.
Na sequência, ele falou sobre os preparativos para assumir a equipe. “Tenho falado com o William (Thomas, diretor técnico do Santos). Temos falado de alguns temas de planejamento. Ainda há muitos temas soltos. Só quando nos encontrarmos sentados, podemos conversar sobre como são minhas ideias. Até o momento, sou dependente muito daquilo que são as orientações do clube, da diretoria do Santos”, contou o treinador.
Sobre o encontro com o técnico do Flamengo, Jesualdo fez uma brincadeira. O encontro com Jesus foi um encontro de amigos, de recordar algumas passagens juntos no futebol português. Jesus fez uma declaração de paixão ao futebol brasileiro. Uma forma de ver o jogo que ele tinha, e tem, e foi importante para a melhoria que o Flamengo tem. Acima de tudo, uma troca de impressões. Não falamos sobre o Santos. Falamos sobre o Gustavo (Henrique), que foi embora. Falei: ‘Acabo de chegar e você já me tira um jogador’. Foi uma conversa de amigos”, afirmou o novo comandante santista.
Ele evitou comentar sobre Quaresma, especulação que tem animado os torcedores do Santos. “Por que todo mundo está falando do Quaresma? Jogaram tantos comigo. Tem o Lucho (González), que está no Athletico-PR…”, despistou.
Por fim, Jesualdo demonstrou otimismo no trabalho, que se iniciará oficialmente na quarta-feira com a reapresentação do elenco. “Estou aqui porque fui convidado e tenho muito orgulho disso. Vou fazer nosso trabalho na tentativa de que o Santos seja ainda melhor do que foi na época passada”, projetou o treinador português. O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 23 de janeiro, contra o Bragantino, na Vila Belmiro.