Jerry Lee Lewis, pioneiro do rock n’ roll, morre aos 87 anos

Jerry Lee Lewis, pioneiro do rock n

Por Bill Trott

LOS ANGELES (Reuters) – O pioneiro do rock norte-americano Jerry Lee Lewis, que estava dividido entre sua educaĆ§Ć£o bĆ­blica e seu desejo de fazer rock ‘n’ roll infernal com sucessos como “Great Balls of Fire” e “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, morreu aos 87 anos.

Lewis faleceu de causas naturais em sua casa em Desoto County, Mississippi, com sua esposa, Judith, ao seu lado, disse seu agente. O mĆŗsico esteve doente nos Ćŗltimos anos e sofreu um AVC em 2019.

Assim como a guitarra de Chuck Berry, o piano de Lewis foi essencial na formaĆ§Ć£o do rock ‘n’ roll em meados da dĆ©cada de 1950. Ele fazia parte do deslumbrante grupo de talentos da Sun Records em Memphis, no Tennessee, que incluĆ­a Elvis Presley, Johnny Cash, Carl Perkins e Roy Orbison. Lewis sobreviveu a todos eles.

Lewis, tambĆ©m conhecido pelo apelido de “The Killer” (“O matador”) foi um dos primeiros artistas introduzidos no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll em 1986 e foi tĆ£o influente, que quando John Lennon o conheceu nos bastidores de um show em Los Angeles, o Beatle caiu de joelhos e beijou seus pĆ©s.

Lewis encheu seus Ć”lbuns nĆ£o apenas com rock inovador, mas com gospel, country e rhythm and blues, com canƧƵes como “Me and Bobby McGee” e “To Make Love Sweeter for You”, enquanto enfrentava uma vida muitas vezes cheia de Ć”lcool, drogas e tragĆ©dias. Sua mĆŗsica Ć s vezes foi ofuscada por escĆ¢ndalos – incluindo seu casamento com sua prima de 13 anos, Myra, em 1957.

Em seu auge, ele se apresentava com ousadia, originalidade e um comportamento de palco lascivo de homem selvagem que emocionava suas jovens fĆ£s tanto quanto deixava seus pais inquietos. Normalmente, Lewis chutava o banco do piano e batia no teclado com o pĆ© enquanto seus longos cabelos loiros e ondulados caĆ­am em seu rosto.

Segundo a lenda, Lewis uma vez ficou tĆ£o chateado por Chuck Berry ter sido escolhido para encerrar um show por causa dele que terminou seu set com um movimento difĆ­cil de superar – incendiar o piano e sair andando.

“Eu sou um filho da puta brincalhĆ£o e travesso que toca piano”, Lewis disse uma vez Ć  revista Time em seu sotaque da Louisiana. “Um filho da puta malvado. Mas um Ć³timo filho da puta.”

Ele se interessou pelo piano aos 4 anos e aos 10 jĆ” se esgueirava em casas noturnas de beira de estrada para ouvir artistas de blues. Lewis absorveu uma variedade de influĆŖncias musicais, especialmente os discos de Jimmie Rodgers que pertenciam a seu pai, um fazendeiro que foi preso por contrabando.

A famĆ­lia de Lewis frequentou a igreja AssemblĆ©ia de Deus e sua mĆ£e garantiu que ele estivesse completamente informado sobre os males do Ć”lcool, dos cabarĆ©s e da promiscuidade. Mas Lewis tinha a intenĆ§Ć£o de experimentĆ”-los em primeira mĆ£o, e comeƧou a tocar piano em bares ainda adolescente. Sua mĆ£e, chateada com a ideia de seu filho tocar a mĆŗsica do diabo, o enviou para uma faculdade religiosa no Texas.

Acabou sendo uma breve estadia, jĆ” que Lewis supostamente foi expulso da escola por tocar uma versĆ£o boogie-woogie da mĆŗsica “My God is Real” (“Meu Deus Ć© Real”) durante uma assemblĆ©ia. O incidente mostrou a dicotomia com a qual Lewis teve que conviver.

“O homem Ć© torturado”, disse a ex-esposa Myra Lewis Ć  revista People. “Jerry Lee acha que Jerry Lee Ć© muito mau para ser salvo.”

Como o prĆ³prio Lewis disse uma vez: “Estou arrastando o pĆŗblico para o inferno comigo”.

(Reportagem de Bill Trott; reportagem adicional de Lisa Richwine)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9R0SN-BASEIMAGE