Esportes

Japonesa Osaka vence Azarenka e conquista pela segunda vez o US Open

Com uma virada espetacular, a tenista japonesa Naomi Osaka derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka em três sets neste sábado e conquistou seu segundo título do US Open.

Osaka, de 22 anos, venceu Azarenka, de 31, por 1-6, 6-3 e 6-3 em uma hora e 53 minutos de jogo na quadra de Arthur Ashe, a principal do complexo de tênis de Flushing Meadows, em Nova York, com as arquibancadas vazias por causa da pandemia de coronavírus.

Com este triunfo, a tenista japonesa chegou ao segundo título no Aberto dos Estados Unidos, repetindo o feito de 2018, e ao terceiro Grand Slam de sua carreira, enquanto Azarenka não conseguiu completar seu renascimento esportivo inesperado na primeira grande final que participou desde 2013.

O confronto foi um duelo de gerações entre as duas melhores jogadoras das últimas três semanas de tênis em Nova York.

Osaka, número 9 do ranking da WTA, e Azarenka (número 27) já tinham se enfrentado na final do torneio de Cincinnati (disputado também em Nova York) no dia 27 de agosto, mas a japonesa saiu antes por desconforto físico.

A previsão para este sábado era incerta, pois, embora Osaka tivesse vencido as duas finais de Grand Slam de sua carreira (US Open 2018 e Australian Open 2019), Azarenka também mostrou um nível muito alto durante as últimas três semanas em Nova York e chegou cheia de confiança após sua vitória de virada sobre Serena Williams nas semifinais.

Em quadra estava uma das jogadoras com melhor serviço do circuito, Osaka, contra outra especialista em contra-ataques, Azarenka, que impôs seu estilo no primeiro set impedindo a japonesa de tomar a iniciativa.

Osaka começou a se sentir insegura com seu saque desde o primeiro game, no qual a bielorrussa teve uma ‘folga’ que lhe deu confiança para ir mais para a rede do que sua rival.

Azarenka quebrou seu saque novamente abrindo uma vantagem de 4-1, com a japonesa jogando sua raquete no chão.

A jovem jogadora fez esforços visíveis para conter sua frustração depois de acumular 11 erros não forçados naquele momento da partida.

Azarenka ainda teve uma nova ‘pausa’ no primeiro game da segunda parte, mas sua adversária começou a abalar seus nervos e a ser muito mais agressiva no forehand e nos retornos de serviço do oponente.

A estratégia valeu a pena para Osaka que conseguiu pontos desmoralizantes para Azarenka, obtendo duas oportunidades para fazer 4-3 e fechar o set por 6-3.

O terceiro e último set começou com a confiança instalada do lado campeã de 2018, que logo quebrou o serviço de Azarenka e fez 3-1.

A tenista de 22 anos ainda foi capaz de superar três bolas quando a bielorrussa tinha 3-1.

A europeia se recusou a jogar a toalha e quebrou o saque novamente para chegar perto de 4-3, mas Osaka fez o mesmo no game seguinte e conquistou o título com seu saque.

Com este triunfo, Osaka voltou a erguer o troféu do aberto americano após a turbulenta final que disputou em 2018 contra Serena Williams, com a qual se tornou conhecida no mundo do tênis.

– Lista de vencedoras das dez últimas edições do US Open:

2020 – Naomi Osaka (JAP)

2019 – Bianca Andreescu (CAN)

2018 – Naomi Osaka (JAP)

2017 – Sloane Stephens (EUA)

2016 – Angelique Kerber (ALE)

2015 – Flavia Pennetta (ITA)

2014 – Serena Williams (EUA)

2013 – Serena Williams (EUA)

2012 – Serena Williams (EUA)

2011 – Samantha Stosur (AUS)

gbv/gfe

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Telefone de jornalista argentino roubado ao vivo em Buenos Aires

+ Márcia Bonde divulga vídeo e deixa fãs sem fôlego

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar