Japão vira e derrota Brasil pela 1ª vez na história

SÃO PAULO, 14 OUT (ANSA) – Em partida marcada por erros defensivos, o Brasil perdeu para o Japão pela primeira vez na história e sofreu sua segunda derrota desde a chegada do treinador Carlo Ancelotti, que viu a seleção pentacampeã mundial ser batida por 3 a 2 de virada, em Tóquio, nesta terça-feira (14).   

Esse foi o segundo e último amistoso do tour asiático da amarelinha como parte da preparação para a Copa de 2026, e o resultado deve ligar o sinal de alerta no técnico italiano, sobretudo por conta do mau desempenho na etapa complementar.   

O Brasil foi dominante no primeiro tempo e balançou a rede aos 24 minutos, após o lateral do Vasco Paulo Henrique, em sua estreia como titular, receber passe em profundidade de Bruno Guimarães e mandar para o gol.   

Já aos 31, Gabriel Martinelli foi acionado na área com uma cavadinha de Lucas Paquetá e ampliou o placar. A partida parecia sob controle, mas, logo no início do segundo tempo, Fabrício Bruno errou um passe na defesa e deu a bola no pé de Takumi Minamino, que marcou e recolocou o Japão no jogo.   

Aos 17, o zagueiro do Cruzeiro protagonizou outra falha e rebateu para dentro da meta brasileira uma finalização de Keito Nakamura, deixando tudo igual. Menos de nove minutos depois, Ayase Ueda cabeceou à queima-roupa em cima de Hugo Souza, também estreante como titular, mas o goleiro do Corinthians espalmou para o próprio gol.   

Esse foi o sexto jogo da seleção sob o comando de Ancelotti, que agora soma três vitórias (Paraguai, Chile e Coreia do Sul), duas derrotas (Bolívia e Japão) e um empate (Equador).   

Antes desta terça, Brasil e Japão tinham se enfrentado 13 vezes, com 11 vitórias da seleção canarinho e dois empates, o que dá a medida da vitória japonesa, celebrada como um título pelos jogadores e pela comissão técnica. (ANSA).