O tufão Hagibis, um dos mais poderosos das últimas décadas na região, ameaça as partidas da Copa do Mundo de Rúgbi e do Grande Prêmio de Fórmula 1 neste fim de semana no Japão.

Classificado como um tufão violento, o Hagibis está indo para o sudeste do país e pode chegar à região de Tóquio no sábado, alertaram meteorologistas japoneses nesta quarta-feira.

Se não perder força até então, isso pode atrapalhar ou até impedir a realização de vários jogos da Copa do Mundo de Rúgbi.

Os organizadores planejaram diferentes soluções, desde o adiamento da partida, a mudança de local e até o cancelamento de uma partida na fase de grupos.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de Suzuka, outro evento que atrai dezenas de milhares de espectadores no centro do Japão, também pode ser ameaçado.

De acordo com um funcionário da agência meteorológica japonesa (JMA), a potência atual de Hagibis é semelhante à de quatro dos maiores tufões que a ilha conheceu nas últimas décadas, incluindo o Faxai no mês passado, que causou grandes danos aos subúrbios de Tóquio.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Para sábado, “esperamos ventos de 45 metros por segundo”, ou seja, cerca de 162 quilômetros por hora, disse uma autoridade da JMA em entrevista coletiva.

hih-etb/cf/gf/agr/mab/mb/cn


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias