Agronegócio

Japão reabre mercado de carne bovina para importações do Reino Unido

São Paulo, 11 – O Japão reabriu o mercado para importação de carne bovina e de cordeiro do Reino Unido, em acordo comercial entre os dois países. A negociação prevê importação de volume no valor de 127 milhões de libras esterlinas (US$ 1 = 0,78 libra esterlina) nos primeiros cinco anos, sendo aproximadamente 75 milhões de libras esterlinas para carne bovina e 52 milhões de libras esterlinas para cordeiro.

A medida, de efeito imediato, vem após proibição de duas décadas do governo japonês sobre esses produtos britânicos.

Na análise do ministro da Agricultura do Reino Unido, George Eustice, a reabertura comprova os altos padrões de qualidade dos alimentos e bebidas do bloco, já que o Japão é conhecido por suas rigorosas exigências em segurança alimentar.

“À medida que entramos em uma nova era como exportador global, desbloquear esse mercado marca um passo importante para futuras relações comerciais e sinaliza nosso compromisso de apoiar nossa indústria de alimentos e bebidas para exportar mais produtos britânicos”, disse Eustice.

Durante o processo de liberação, autoridades japonesas inspecionaram os sistemas de produção de carne bovina e ovina do Reino Unido, no fim de 2018. Além do Japão, no último ano exportadores de carne do Reino Unido voltaram a ter acesso aos mercados de Taiwan e da Índia.