O Japão prometeu nesta segunda-feira contribuir com um bilhão de dólares nos próximos dois anos para apoiar a agenda de desenvolvimento da ONU, tornando-se, assim, um dos maiores doadores de ajuda externa do mundo.

O ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, disse em uma reunião nas Nações Unidas que o financiamento se destinará a ajudar as crianças e os jovens do mundo todo, em particular para promover a educação, a saúde, a resposta a desastres naturais e a igualdade de gênero.

O anúncio acontece em meio à busca das Nações Unidas de apoio para seus objetivos de desenvolvimento sustentável para exterminar a pobreza extrema para 2030, entre outras metas.

“Hoje tenho o prazer de anunciar que o governo do Japão se compromete a proporcionar um bilhão de dólares de ajuda para 2018”, disse Kishida em uma reunião sobre a implementação das metas de desenvolvimento sustentável.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Norio Murayama, anunciou que o financiamento será por meio de ajuda multilateral e bilateral.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias