Japão e Irã, dois dos favoritos ao título da Copa da Ásia, estrearam neste domingo (14) no torneio continental com triunfos, contra Vietnã e Palestina, respectivamente.

Em um jogo cheio de reviravoltas, a seleção japonesa teve que reagir e virar contra o Vietnã, que logo após meia hora de jogo estava vencendo por 2 a 1, apesar de ter sido o Japão quem havia aberto o placar com um gol de um de seus astros, o atual jogador do Monaco Takumi Minamino (11′).

Depois de Nguyen (16′) e Pham (33′) terem surpreendido ao colocar os vietnamitas em vantagem, Minamino voltou a marcar aos 45 minutos e Shunsuke Nakamura recolocou os japoneses na frente pouco antes do intervalo (45’+4).

Ayase Ueda sentenciou, a cinco minutos do fim do tempo regulamentar, colocando o Japão como líder do grupo D, que é completado pela Indonésia e pelo Iraque, que se enfrentam na segunda-feira.

“Jogo contra o Vietnã desde que era jovem, por isso sei como eles podem ser uma boa equipe”, disse Minamino, ex-atacante do Liverpool. “Mas não foi apenas na defesa, eles também foram muito bons no ataque. Fiquei surpreso com o quão bons eles são”, acrescentou.

O Irã, por sua vez, venceu a Palestina por 4 a 1, com gols de Ansari Fard (2′), Khalilzadeh (12′), Ghayedi (38′) e Azmoun (55′). Para os palestinianos, Seyam diminuiu pouco antes do intervalo (45’+6).

Antes dessa partida, os torcedores das duas seleções presentes no estádio em Doha observaram um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra em Gaza e mostraram bandeiras com as cores palestinas, além de mensagens de “Free Palestine” (“Palestina Livre”).

Com a vitória, o Irã lidera o grupo C com três pontos, os mesmos dos Emirados Árabes Unidos, que derrotaram Hong Kong por 3 a 1 no outro jogo deste domingo.

bur-mcd/pm/amk/leg/aam