As seleções de Japão e Equador empataram em 0 a 0 em um amistoso disputado nesta terça-feira na cidade alemã de Dusseldorf como parte da preparação das duas equipes para a Copa do Mundo de 2022.
O equatoriano Enner Valencia ainda perdeu um pênalti aos 37 minutos do segundo tempo. Sua cobrança à meia altura no canto direito foi defendida pelo goleiro Daniel Schmidt.
A penalidade máxima foi marcada após o zagueiro japonês Shogo Taniguchi cometer falta dentro da área sobre o atacante Michael Estrada.
Embora o placar tenha ficado em branco na Esprit Arena, jogo foi movimentado, com os dois times imprimindo velocidade.
A seleção equatoriana pressionou, mas esbarrou na forte linha defensiva japonesa. Com isso, a equipe sul-americana passou a apostar nos chutes de média e longa distância.
Aos 43 do primeiro tempo, o atacante Romario Ibarra fez boa jogada e bateu cruzado para acertar a trave esquerda de Schmidt.
O técnico do Equador, o argentino Gustavo Alfaro, escalou o lateral-direito Byron Castillo, que foi acusado de falsificar sua certidão de nascimento pelas seleções de Chile e Peru, na tentativa de desclassificar os equatorianos e herdar sua vaga no Mundial, mas a Fifa rejeitou a denúncia.
Os equatorianos estão no Grupo A da Copa e farão o jogo de abertura do torneio no dia 20 de novembro, contra o Catar, antes de enfrentarem Holanda e Senegal na primeira fase.
Por sua vez, o Japão está no Grupo E, ao lado de Alemanha, Espanha e Costa Rica.
sp/ol/cb