O nome da era imperial que acompanhará o reinado do imperador Naruhito é “Reiwa”, cujos dois ideogramas podem significar “agradável” ou “ordem” e “harmonia” ou “paz”, anunciou nesta segunda-feira o governo do Japão.
“No conselho de ministros decidimos que a nova era será Reiwa”, afirmou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga.
“Significa o nascimento de uma civilização na qual reina uma harmonia entre os seres”, explicou em uma entrevista coletiva o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Ainda está pendente de confirmação a ortografia no alfabeto latino.
O nome desta era, cujo anúncio é um acontecimento histórico por si só para os japoneses, é resultado de uma reflexão de vários meses entre especialistas, personalidades de diversas origens e líderes políticos.
“É um nome magnífico”, afirmou ao canal público o vencedor do Nobel de Medicina Shinya Yamanaka, que integrou o comitê de nove personalidades.
O anúncio aconteceu às 11H40 locais (23H40 de Brasília, domingo, quando o secretário-geral e o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, exibiu para as câmeras um documento marcado com os kanjis (ideogramas) escolhidos caligrafados.
O evento foi exibido pelos canais de televisão e em vários pontos do país foram criados espaços públicos similares às “fan zones”.
Este foi o segundo anúncio de nome de uma era realizado desta maneira. O anterior aconteceu em 8 de janeiro de 1989, após a morte do imperador Hirohito (também chamado imperador Showa, como sua era).
O nome Reiwa marcará o reinado de Naruhito, que começará em 1 de maio, quando seu pai, o imperador Akihito, abdicará do trono, o que dará fim à era Heisei (“a paz prevalece em todas as partes”), que começou em janeiro de 1989.