Jantar Black 2022 celebra o casal Joyce Ribeiro e Luciano Machado

Divulgação
Foto: Divulgação

A segunda edição do ‘Jantar Black’ que acontece na capital paulista no dia 5 de novembro, já divulgou os homenageados deste ano: trata-se da jornalista Joyce Ribeiro, e do seu esposo, o engenheiro Luciano Machado.

Como na edição anterior, a proposta dos organizadores é através da celebração do ‘dengo ancestral’, valorizar diversos aspectos da cultura africana, entre os quais, a ancestralidade, a solidez das relações familiares que tem suas raízes em tempos imemoriais e, por fim, o amor entre pessoas que procuram estruturar suas famílias a partir deste afeto.

Ao definir o ‘dengo ancestral’ o escritor baiano, Davi Nunes, escreveu que o termo “conjuga em seu interior a palavra chamego e é a família preta em celebração do quilombo íntimo, é a África na origem, o sopro da criação original no ouvido a trazer placidez e beleza ao coração”.

A edição do Jantar Black, neste ano, continua buscando o fortalecimento do conceito original ao homenagear casais afrocentrados que em suas vivências cotidianas procuram estimular aspectos que reforçam as tradições existentes na cultura africana e se revelam, por exemplo, na valorização dos laços familiares, no respeito aos ancestrais, na manutenção da cultura gastronômica africana e etc.

Tudo isto estará presente no Jantar Black que ocorre em novembro, mês no qual também se celebra, no dia 20, a Consciência Negra.

Para Joyce Ribeiro, todo o conceito que envolve este encontro é uma celebração que vai além da gastronomia. “Para além das delícias da culinária africana, o grande trunfo deste encontro é promover tradições negras que merecem este resgate: a ancestralidade, a preservação dos laços familiares, a busca pela valorização da família preta que se estrutura sobre estas bases sólidas… Por tudo isto, fiquei muito feliz pela homenagem e me senti grata e honrada”, afirmou.

Luciano Machado, por sua vez, também destacou: “Acredito que a proposta dos idealizadores foi muito adequada ao celebrar a ancestralidade africana neste jantar, que também busca valorizar o afeto entre os casais. Também me sinto muito honrado e grato por esta homenagem”, concluiu.