Janja protagoniza ‘climão’ com Xi Jinping ao dizer que TikTok favorece a direita

Janja
A postura de Janja da Silva foi considerada desrespeitosa durante encontro com Xi Jinping Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A primeira-dama do Brasil, Janja Silva, protagonizou um “climão” durante encontro com o presidente Xi Jinping ao dizer que o algoritmo do TikTok favorece os discurso da direita no Brasil. O líder chinês afirmou que as autoridades brasileiras possuem legitimidade para regular e até mesmo banir a plataforma do seu território.

Integrantes da comitiva brasileira relataram que Janja pediu a palavra e classificou como nocivos os efeitos da rede social chinesa no Brasil. As informações são dos colunistas Andréia Sadi e Valdo Cruz, do G1.

+ Lula diz que Brasil e China estão ‘dispostos a unir vozes contra protecionismo’

Um ministro teria chegado a afirmar que ninguém entendeu “nem o tema, nem o pedido” da primeira-dama. Inicialmente, não estava previsto que Janja se pronunciass durante o encontro com o líder chinês.

Outro integrante da comitiva classificou a situação como constrangedora. Segundo ele, esse teria sido o ponto negativo na viagem. Segundo interlocutores, a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, também teria ficado incomodada com o ocorrido.

Outros integrantes da comitiva brasileira relembraram que o governo dos Estados Unidos tenta forçar a venda da participação da empresa chinesa para uma companhia norte-americana e isso tem gerado irritação no poder executivo chinês.