(ANSA) – BRASILIA, 11 FEB – A primeira-dama Janja Lula da Silva será recebida pelo papa Francisco nesta quarta-feira (12), no Vaticano, em reunião que também terá a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias.
Entre os temas do encontro deve estar a Aliança Global contra a Fome, iniciativa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, além de outras questões sociais e humanitárias.
Na quarta-feira, Janja também deve participar do evento “Desbloqueando o Potencial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, que marca o primeiro ato oficial da iniciativa liderada pelo governo brasileiro.
“Eu reforcei a importância de irmos juntos [ao Vaticano], considerando a experiência técnica e a atuação dela na área social”, afirmou Dias.
A primeira-dama não exerce cargo formal no governo, mas tem atuado como representante informal de Lula e conta com uma equipe de assessores que a acompanha em viagens ao exterior. Ela também terá uma reunião em Roma com autoridades da Federação Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), órgão da ONU voltado para políticas de segurança alimentar.
O presidente e Janja se encontraram pela última vez com o Papa na Puglia, na Itália, em junho do ano passado, durante a Cúpula do G7, e a reunião desta quarta reforça a aproximação do governo brasileiro com a Santa Sé, que tem demonstrado alinhamento com o Brasil em diversos temas da agenda global, como o combate às mudanças climáticas e a defesa da paz na Ucrânia. (ANSA).