Roje Stona surpreendeu no lançamento de disco e se sagrou campeão olímpico nesta quarta-feira (7), dando à Jamaica a primeira medalha de ouro no atletismo nestes Jogos de Paris-2024.

Stona venceu após lançar o disco a 70,00 metros, recorde olímpico, em sua quarta tentativa. Ele superou assim o recordista mundial lituano Mykolas Alekna (69,97m), que ficou com a prata, enquanto o australiano Matthew Denny (69,31m) levou a medalha de bronze.

O sueco Daniel Stahl, que defendia o ouro conquistado em Tóquio-2020, foi apenas o sétimo colocado (66m95).

No quinto e no sexto lançamento, Stona falhou, mas isso não impediu que ele conquistasse o ouro já que nenhum dos competidores havia conseguido superar a distância.

Aos 25 anos, o jamaicano que foi revelado em competições universitárias nos Estados Unidos alcança o maior triunfo de sua carreira.

A Jamaica, tradicional potência nas provas de velocidade, obteve assim a sua quinta medalha no atletismo nestes Jogos Olímpicos de Paris, mas até agora nenhuma delas havia sido de ouro.

Ela quase veio nos 100 metros rasos, nos quais Kishane Thompson teve que se contentar com a prata por cinco milésimos de segundo em relação ao vencedor, o americano Noah Lyles.

dr/ma/aam/am