A relação com o microfone é tão antiga quanto a intimidade com a bola. O ex-goleiro da Chapecoense Jakson Follmann acaba de entrar em estúdio para gravar músicas inéditas da sua turnê “Prosa & Viola”.

A pré-estreia estava marcada para o dia 7 de abril, em São Paulo, mas foi adiada em função da pandemia do Covid-19. Tão logo normalize, ele viaja para oito capitais do País divulgando seu mais novo trabalho fora dos gramados.

O gaúcho de Alecrim sempre teve duas paixões: o futebol e a música. Aos 13 anos, se dividia entre os vestiários do Grêmio com os shows em uma pizzaria da pequena cidade de 7 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul. Cantou com os amigos em churrascos e até montou uma banda.

O público, porém, só ficou sabendo dessa paixão após o fatídico acidente aéreo que matou 71 pessoas, incluindo jogadores e a comissão técnica da Chapecoense, em 2016. Enquanto se recuperava, foi convidado para participar do Programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’.

“Logo depois do acidente, em 2017, fiz uma apresentação que emocionou a todos no programa da Fátima. Soltei a voz. Confesso que andava afastado do violão porque havia emprestado o instrumento a um colega que faleceu no vôo, mas depois do programa, despertou um sentimento que ele deveria me acompanhar para sempre”. (Crédito:Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A música foi a grande aliada do ex-goleiro durante seu processo de recuperação. Foi a companheira durante o período em que esteve na UTI e, segundo a família, o acalmava nos momentos de agitação, mesmo quando estava inconsciente.

Ainda durante a recuperação, perdeu a voz, motivado por uma cirurgia na cervical. Ficou dias sem falar, com a voz totalmente fraca para falar. “A música sempre fez parte da minha vida. Me arrisquei no violão e cantando desde criança, mas tive que optar pelo futebol, onde as oportunidades apareceram mais rapidamente. Durante o coma, meus pais e esposa colocavam músicas para me acalmar. Posso dizer que ela ajudou a salvar minha vida”.

No final do ano passado, venceu outra batalha fora dos campos. Foi campeão da última edição do ‘Popstar 2019’, reality musical da TV Globo. Venceu e convenceu. Foi elogiado por especialistas, jurados e artistas que participaram do programa, entre eles, Maria Rita, Paula Fernandes, Daniel, Toni Garrido, Preta Gil.

Além da estrada e dos palcos na carreira musical, Follmann também vai gravar uma série mostrando a transformação da vida – desde o acidente, passando pelos campos e agora nos palcos – que em breve estará à disposição do público e fãs.

Atualmente, se divide entre Chapecó — cidade onde mora — e o restante do país cantando e fazendo palestras corporativas. “Estou feliz. Que seja uma linda nova fase da minha vida. Que eu consiga levar uma mensagem de otimismo, fé e MUITA música”.