No feriado de Corpus Christi (03 de junho), a cerveja Devassa fez um show para lançar o novo single “Gueto”, da cantora Iza, de forma inovadora: além da live no Instagram, o show foi projetado simultaneamente em diferentes periferias do país, como Complexo da Penha no Rio de Janeiro, Paraisópolis em São Paulo e Santa Luzia em Recife. A ideia da marca foi enaltecer a origem e luta da cantora, inspirando outros talentos brasileiros a também conquistarem seus sonhos. Desta forma, mesmo com a pandemia, Devassa ressignificou o lançamento com uma tour da artista de forma segura, criativa e, ao mesmo tempo, inspiradora.

Foram escolhidas sete comunidades para a transmissão através das projeções: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo, Manaus, Natal e Fortaleza. As localizações das projeções foram pensadas de forma a transformar as casas das comunidades na plateia do show, de forma que as pessoas conseguissem assistir sem sair de casa.

“Levamos o lançamento para inúmeras periferias do país, de forma criativa e segura, e assim damos início a um projeto ainda maior da marca que vai percorrer o Brasil e descobrir muitos talentos que estão por aí, e só precisam de espaço para levar sua criatividade transformadora mais longe”, afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN.

O palco da apresentação surpreendeu. Diferente do tradicional formato horizontal, os artistas performaram em um mosaico vertical com 12 metros de altura, adaptando-se perfeitamente à principal plataforma de transmissão do show, o Instagram, e gerando assim uma experiência audiovisual única.

“O objetivo foi levar a melhor experiência para o público, ainda em um momento de tantas restrições. Para quem está se cuidando em casa se sentir dentro do show e conseguir ver os mínimos detalhes, tendo a sensação de que eles estavam lá naquele palco com a Iza”, explica Denise Garrido, CEO da Atenas, agência responsável pela experiência. O formato apresentado também remeteu ao tema do clipe de “Gueto”, retratando a Iza e sua equipe cada um em uma “janela”. “Trouxemos o conceito de parecer que cada um estava no seu quadrado, na sua casa, que é o que o público está vivendo com a quarentena”, acrescenta Denise.

Além dos perfis de Devassa (@devassa) e de Iza (@iza), influenciadores e criadores de conteúdo foram responsáveis por amplificar a transmissão, entre eles: Camilla de Lucas, Thaynara OG, Baco Exu do Blues e Tia Má. O evento marcou a entrada de Camila de Lucas e Tia Má para o squad fixo da marca para curadoria e criação de conteúdo até o fim do ano. 

Criatividade Tropical: abre as portas para gueto

O novo projeto de Devassa tem como objetivo celebrar a criatividade que sempre existiu dentro das comunidades. Na próxima etapa, Devassa vai percorrer comunidades de diferentes cidades brasileiras para encontrar talentos e mostrar que todos podem estar no palco, assim como Iza. Os próximos capítulos desse projeto devem ser divulgados em breve, mas a marca já adianta a intenção de unir os artistas descobertos à Iza para a criação de uma nova música, registrando esse processo criativo em uma série lançada por Devassa. E os desdobramentos desses conteúdos darão origem à nova campanha de Devassa no segundo semestre.

 

“Criatividade Tropical: abre as portas para o Gueto” é um projeto de co-criação das agências HNK Lab, Atenas, Press Pass e iProspect.