O Itaú Unibanco recebeu aprovação do Banco Central (BC) para aquisição de participação na Carbonplace, rede internacional para negociação de créditos de carbono criada por grandes bancos, de acordo com comunicado. A plataforma captou US$ 45 milhões em uma rodada estratégica de investimento com os nove bancos que fundaram a fintech: BBVA, BNP Paribas, CIBC, Itaú Unibanco, National Australia Bank, NatWest, Standard Chartered, SMBC e UBS.
A Carbonplace é a única plataforma de créditos de carbono formada exclusivamente por bancos. Cada um dos bancos possui participação societária igualitária na empresa. A constituição da joint-venture conta também com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Os recursos do aporte serão utilizados para aprimorar o desenvolvimento da plataforma, que conectará compradores e vendedores de créditos de carbono ao redor do mundo. A conexão se dará por meio dos bancos sócios e usuários.
A sede da Carbonplace foi estabelecida em Londres, e a companhia passa agora a ser liderada pelo executivo Scott Eaton, que trabalha há mais de 30 anos com serviços financeiros.
Recentemente, Scott foi CEO da startup de automação de mercados de capitais Nivaura e, antes, CEO da fintech Algomi e diretor operacional (COO) da MarketAxess. Antes da MarketAxess, ocupou cargos seniores no ABN Amro, Royal Bank of Scotland, Deutsche Bank e UniCredit, onde foi chefe global de negociação em mercados emergentes.