O Ministério das Relações Exteriores negou que o presidente Bolsonaro (PL) tenha conversado por telefone com Vladmir Putin, neste domingo, 27. Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo havia comentado sobre uma conversa por mais de duas horas com o presidente russo.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, ao falar mais cedo o presidente se referia às duas horas de conversa ao vivo, na visita à Rússia. Não houve telefonema neste domingo, de acordo com o Itamaraty.

Na coletiva de imprensa realizada no Guarujá, no litoral de São Paulo, onde o presidente passa o Carnaval, ele falou sobre a guerra na Ucrânia, defendendo que o Brasil permaneça neutro.

A Secretaria de Comunicação Social do governo também emitiu uma nota esclarecendo a fala do presidente durante a coletiva.

“Em nenhum momento, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou ter conversado ao telefone com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste domingo. A fala do Presidente do Brasil refere-se à conversa reservada que os dois líderes tiveram, no dia 16/02/22, em Moscou – Rússia, durante a visita oficial àquele país”.