(ANSA) – ROMA, 31 OTT – O governo brasileiro informou nesta sexta-feira (31) que os Estados Unidos e a Argentina ainda não confirmaram presença na COP30, que será realizada em Belém, no Pará, dentro de menos de duas semanas.
“Estados Unidos e Argentina não confirmaram a presença, pelo menos até o momento”, afirmou o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Carvalho Lyrio.
O diplomata falou ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), e do presidente da conferência climática, André Corrêa do Lago, durante uma coletiva de imprensa em Brasília.
Um funcionário da Casa Branca informou à agência Reuters que Washington não enviará nenhuma autoridade de alto escalão para Belém.
Marina, por sua vez, afirmou que a cúpula deve servir como um espaço para alertar o mundo sobre o risco de a Amazônia atingir o ponto de não retorno, ou seja, um estágio em que a floresta perde a capacidade de se regenerar.
“É preciso mostrar ao mundo o que está em risco se não fizermos o que precisa ser feito. A Amazônia não é apenas uma floresta, é um sistema vivo que regula o clima do planeta. A ciência mostra que a Amazônia pode, sim, entrar em ponto de não retorno, o que representaria um colapso geral para todos nós”, ressaltou a ministra.
A ministra também fez um apelo ético por um compromisso global na defesa do planeta e pela adoção de ações mais firmes contra as mudanças climáticas, destacando que a responsabilidade é compartilhada entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
(ANSA).