Itamaraty convoca encarregado da embaixada dos EUA para discutir sobre deportados

O Palácio Itamaraty
O Palácio Itamaraty Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Itamaraty convocou nesta segunda-feira, 27, Gabriel Escobar, o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, para prestar esclarecimentos sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados do país.

+ Brasileiros deportados relatam agressões em voo de volta para o País

Escobar está temporariamente à frente da embaixada norte-americano em Brasília. Ele deverá ser substituído quando Donald Trump escolher um embaixador para o Brasil.

O chamado do Itamaraty acontece após os migrantes brasileiros chegarem dos Estados Unidos algemados em um voo fretado. Os primeiros brasileiros deportados desde que iniciou a gestão de Donald Trump relataram ‘agressões, ameaças e tortura’.

Do total de 88 brasileiros, vários relataram ter sido algemados pelos agentes de imigração dos Estados Unidos. O caso chegou a fazer com que o ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinasse a retirada das correntes.

O uso de algemas é prática comum em voos de deportação nos EUA, segundo a Polícia Federal. No entanto, a praxe é que elas sejam retiradas antes do desembarque — o que não aconteceu.

Em comunicado oficial, o governo brasileiro qualificou o episódio como uma violação dos tratados firmados entre os dois países e protestou contra o uso indiscriminado de algemas. “O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, disse o Itamaraty.