Itália:Oposição apresentará moção de desconfiança contra Nordio

ROMA, 11 FEV (ANSA) – Os partidos de oposição de centro-esquerda da Itália apresentarão uma moção de desconfiança contra o ministro da Justiça do país, Carlo Nordio, sobre sua conduta no caso do comandante líbio Osama Almasri Njeem.   

Alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra e contra a humanidade na Líbia, Almasri foi solto e imediatamente deportado ao seu país natal em um avião oficial do Estado italiano.   

“Em relação ao gravíssimo assunto da libertação e repatriação em um voo estatal do torturador líbio Almasri, os partidos da oposição apresentarão uma moção de desconfiança no Parlamento contra o Ministro da Justiça do governo Meloni, Carlo Nordio”, diz a nota da oposição, que foi assinada pelo Partido Democrático (PD), Movimento 5 Estrelas (M5S), Aliança Verde-Esquerda (AVS), Itália Viva e Più Europa.   

Nordio já explicou anteriormente que o comandante foi liberado por supostos equívocos no mandado de prisão feito pelo TPI, ação que causou um “curto-circuito” entre o governo italiano e o tribunal.   

A oposição, por sua vez, defende que o africano foi libertado por razões de interesse nacional.   

O político Carlo Calenda, líder do Azione, única legenda de oposição que não participou da ação, questionou a moção de desconfiança que deverá ser apresentada.   

“Não é possível que a única maneira de se opor seja passar de uma moção de desconfiança para outra. Tudo completamente inútil.   

Nem uma única moção individual foi aprovada nos últimos 30 anos”, afirmou o italiano. (ANSA).