Italianos fazem mergulho congelante para celebrar Ano Novo

ROMA, 1 JAN (ANSA) – Um grupo de italianos participou nesta quinta-feira (1º) de uma das mais famosas tradições de Ano Novo em Roma: pular nas águas geladas do rio Tibre para celebrar a chegada de 2026, apesar do frio na cidade.   

O ritual, uma tradição que se acredita trazer boa sorte desde 1946 e que mais uma vez atraiu muitos espectadores, ocorreu na ponte Cavour, perto do Vaticano.   

Em 2026, o homem coroado como “Mr. Ok”, Marco Fois, honrou a tradição, cuja responsabilidade era de Maurizio Palmulli, que se aposentou em 2024 devido a problemas nas costas, e saltou para as águas de uma altura de 20 metros.   

Uma cambalhota, escolhida novamente este ano por Fois para saudar o novo ano, foi executada com perfeição sob os aplausos dos romanos. Ele também expressou seu desejo de que “todas essas guerras terminem”.   

Entre as novidades deste ano foi a entrada para a equipe de Valerio Schirra, que com apenas 20 anos fez seu primeiro mergulho oficial no Tibre.   

Como manda a tradição, centenas de pessoas se alinharam nas margens do rio, nas ruas e até mesmo na água com canoas para assistir ao mergulho.   

O grupo foi auxiliado pela Polícia Estadual e pelo Corpo de Bombeiros para garantir que tudo fosse realizado com segurança.   

(ANSA).