Italiano libertado na Venezuela relata surpresa com captura de Maduro

ROMA, 12 JAN (ANSA) – O trabalhador humanitário italiano Alberto Trentini afirmou nesta segunda-feira (12) que não sabia que seria libertado pelas autoridades venezuelanas e disse que ele e outros detentos não sabiam sobre a deposição de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.   

“Foi tudo tão repentino. Inesperado. Não sabíamos nada sobre a captura de Maduro. Estou feliz, agradeço à Itália. Agora posso fumar um cigarro?”, afirmou o voluntário italiano, segundo os jornais “La Repubblica” e “Corriere della Sera”.   

Trentini foi libertado após 423 dias de detenção na prisão de segurança máxima de Rodeo, na Venezuela, junto com Mario Burlò, empresário imobiliário de Turim.   

Ao chegarem à embaixada da Itália, ambos afirmaram que foram tratados adequadamente durante o período de detenção. “Nos trataram bem, não nos torturaram”, disseram eles ao saírem do carro que os conduziu à missão diplomática.   

Segundo Trentini, as condições melhoraram na última transferência. “Desta vez não nos colocaram capuzes, ao contrário de outras ocasiões. Até a comida era suficiente”, relatou.   

Na embaixada, os dois puderam telefonar imediatamente para familiares na Itália. Trentini falou com a mãe e com a namorada.   

Já Burlò, que também permaneceu cerca de um ano detido, fez uma longa ligação para a filha Gianna para anunciar sua libertação e tranquilizá-la sobre seu estado de saúde.   

“Ele está ótimo”, afirmou à agência ANSA o advogado Maurizio Basile, de Turim, que acompanha os processos judiciais de Burlò na Itália. “É uma pessoa de força e vitalidade extraordinárias”, concluiu. (ANSA).