TÓQUIO, 17 SET (ANSA) – O saltador em distância italiano Mattia Furlani conquistou nesta quarta-feira (17) uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo, em Tóquio, com um salto de 8,39 metros.
Aos 20 anos, o atleta, que também faturou um bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, superou o jamaicano Tajay Gayle (8,34m) e o chinês Yuhao Shi (8,33m). Além disso, o jovem romano melhorou seu recorde pessoal em um centímetro.
Furlani foi responsável pelo primeiro ouro da delegação da Azzurra na capital japonesa, após duas pratas e dois bronzes.
Ele também se tornou o italiano mais jovem a subir no lugar mais alto do pódio no Mundial da modalidade.
O ouro em Tóquio veio após Furlani bater na trave algumas vezes na temporada de 2024, quando ficou em segundo no Europeu e no Mundial Indoor, além da terceira posição nas Olimpíadas de Paris.
“Ainda não sei se é real, algo mágico aconteceu esta noite.
Administramos a competição perfeitamente, ajustamos tudo salto a salto até alcançarmos este resultado incrível. Foi um ano mágico, mas é só o começo”, disse Furlani, visivelmente emocionado, após a vitória.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o vice-premiê e ministro de Infraestrutura do país, Matteo Salvini, celebraram nas redes sociais o histórico ouro de Furlani em terras japonesas.
“Campeão! Um feito fantástico de Mattia Furlani. Uma lembrança especial também a todos os atletas italianos que competem no cenário mundial atualmente: seu comprometimento e paixão são um exemplo para todos nós”, afirmou a chefe de governo. (ANSA).